Spread the love

Por que os cães se esparramam de barriga no chão?

Quando você se torna um tutor  de um animal de estimação, é inevitável que você acabe achando fofo tudo o que eles fazem, não é mesmo? Afinal, como podemos ser tão sortudos de poder viver juntos de criaturinhas tão especiais? Uma das coisas mais engraçadas que os cachorros costumam fazer é se esparramar completamente pelo chão na hora de descansar e  às vezes você encontrará o seu pet deitado com suas patas traseiras dobradas para trás enquanto tenta recuperar um pouco de ar após ter passado horas correndo de um lado para o outro atrás de algum brinquedo. Mas será que isso é uma atitude normal entre todos os cães? Saiba quando você deve se preocupar!

O que é se esparramar?

É definido como a postura que eles tomam quando deixam suas barrigas encostadas no chão e suas patas traseiras esticadas para trás. Essa ação, inclusive, tem um nome específico em inglês: sploot. Em geral, a maioria dos cães deitam no chão dessa forma para se sentir bem e descansar e essa pose costuma aliviar a tensão ou pressão na parte inferior das costas e nos quadris dos animais, alongando e ajudando no alinhamento da coluna. Logo, os cães tendem a entrar nessa posição quando estão se sentindo relaxados e confortáveis, filhotes e cães mais jovens possuem maior facilidade para se esparramas, mas não é nada fora do normal para cachorros mais velhos e essa posição também costuma ser ótima para cães que estão tentando se refrescar, uma vez que conseguem colocar o peito diretamente em contato com coisas como ladrilhos frios, pisos de madeira ou um belíssimo gramado na sombra. Embora não seja algo comum, especialistas afirmam que o ato de se esparramar pode estar ligado a condições médicas em alguns casos.

Potenciais problemas de saúde 

Em quase 100% dos casos, os cães que se esparramam pelo chão estão apenas relaxando e curtindo a vida. No entanto, é sempre bom estar atento para caso o seu animal de estimação esteja apresentando algum desconforto ou problema de saúde. Dependendo do cenário, é possível que seu cão esteja deitado dessa forma para tentar aliviar alguma dor recorrente e embora raro, problemas nas articulações, como a displasia no quadril, podem acontecer. Essa é uma doença que causa deformidade da articulação esférica do quadril, o que faz com que o cão se esparrame para aliviar a dor. Porém, animais sofrendo desse problema de saúde costumam andar rígido e relutam em brincar e no caso de cães mais velhos, essa posição também pode ser um sinal da chegada da “terceira idade”. Ao passo que envelhecem, vários cachorros costumam ter artrite, um problema de saúde comum que pode limitar severamente a qualidade de vida do animal, uma vez que faz com que os ossos e as articulações se esfreguem devido a danos nos tecidos ou perda de cartilagem. Cães que se esparramam apenas quando ficam mais velhos tendem a estar sofrendo desse problema.

Gostaram?  Estamos abertos  a sugestões de pautas.

Pet Sergipe, um site para quem ama os pet´s.
Nosso site é referência no Mercado Pet no Estado de Sergipe. Criar engajamento entre os usuários deste nicho com os fornecedores. Pet Sergipe, uma rede para quem ama os pet´s. Contatos comerciais 79.9.9602-4649/9.9901-0206.

 

 

Spread the love