Spread the love

Vamos conhecer cão da raça labrador? 

Essa raça é sem dúvida nenhuma  uma das raças mais queridas entre as pessoas e não era para menos, esse cão é carismático, inteligente e bastante gentil, ou seja, irresistível para qualquer tutor, sua inteligência é tão notória, que o labrador é bastante usado como cão-guia para pessoas com necessidades visuais, por exemplo. Disponíveis em variadas cores, a raça se destaca pela sua beleza e inclusive, eles têm carinha amigável para casas com crianças e por isso, é preciso de um local apropriado para criar o labrador ou até mesmo uma rotina de passeios frequentes essa raça precisa gastar suas energias e adora brincar.

Então é só continuar a leitura deste artigo do Portal Pet Sergipe preparou para vocês.

Pincipais características – Originário do Canadá, a raça labrador é descendente da mistura entre Terra Nova e Cão d’água, conhecido como cão d’água de St John, contudo, a raça labrador surgiu somente no século 19,  seu antecessor St John, fora o instinto em decorrência dos altos impostos cobrados naquela época. Os primeiros labradores foram importados pelo Conde Malmsbury para a ilha de Terra Nova, e por lá, acabaram cruzando com outras raças de cães como o retriever. Trata-se de uma versão conhecida do labrador.

Características físicas –  O cão labrador tem como uma das principais características físicas sua predisposição para nadar. Afinal, em suas patas existe uma membrana que torna a prática mais rápida e fácil para essa raça, seus pelos tem um aspecto mais oleoso, permitindo que ele seque mais facilmente,  ajudando muito  a deixar o dog mais aquecido e durante as práticas de nado, o labrador retriever costuma boiar com bastante facilidade graças às suas patas, agilidade e pelagem curta e densa e além disso, o suporte físico do corpo do labrador é forte. Tem estrutura ideal para exercícios físicos mais densos e trabalhos de salvamento.

Resumão das características do labrador:

  • Peso ideal:25 a 36 kg.
  • Tamanho: 54 a 62 cm.
  • Origem:Canadá.
  • Expectativa de vida: 10 a 13 anos.

Uma outra característica importante são as cores do cachorro da raça labrador. Eles são encontrados nas cores preto, chocolate e amarelo e outras cores também podem favorecer o dog. Como por exemplo, variações de marrom, creme claro e até na pelagem vermelha de labrador.

O labrador em relação a sua saúde está relacionada ao estilo de vida e às doenças predispostas da raça,  alguns problemas como displasia de quadril, displasia de cotovelo e infecção nos olhos podem ser notadas em cachorros desta raça, então,  é importante manter uma dieta saudável para eles, a raça tende a engordar com facilidade, o que resulta nos problemas de saúde na estrutura física e com relação aos  exercícios físicos da raça são de extrema importância, essa raça, por exemplo, é bastante ativa e necessita gastar energia diariamente, na média de  60 minutos de exercícios por dia já ajuda o labrador a gastar sua energia, sendo que,  sempre que possível, deixe ele brincar na água. Eles adoram!

A alimentação da raça labrador é importante para a sua saúde, como é um cão agitado, precisa de nutrientes, vitaminas e minerais para realizar suas atividades sabendo que o melhor alimento saudável e nutritivo para cachorro é a ração, ela é desenvolvida para a condição física, porte, idade e hábitos da raça, portanto, uma dieta saudável com legumes e frutas para cachorro pode contribuir para o bem-estar dessa raça, isso deve ser tratado com bastante cautela.

Os filhotes de labrador costumam ser bem fofos, uma cadela da raça pode ganhar entre 6 a 9 filhotes e a ninhada deve ser mantida com a fêmea até completar 8 semanas de vida,  após esse período já estão prontos para serem criados em seus lares adotivos é importante  que o tutor já comece desde cedo a realizar a socialização e treinamento do filhote porque com o tempo, eles apresentam comportamentos destruidores de móveis, calçados e brinquedos caso não sejam ensinados e uma outra boa dica  é sempre manter a rotina de cuidados com exercícios físicos, passeios e brincadeiras para manter o labrador sempre na ativa.

O preço de um filhote da raça varia bastante, precisa-se considerar sua cor, tamanho, pedigree e demais características mais, de modo geral, os criadores da raça vendem um filhote de labrador entre 400 a 2 mil reais, dependendo da região do Brasil.

A personalidade do cão da raça labrador, uma das principais é o seu carisma, são gentis e fiéis aos tutores e entre outros aspectos da sua personalidade está a sua inteligência! Ele ocupa a 7ª colocação do ranking de cachorros mais inteligentes do mundo, outro destaque é a sua energia: eles adoram brincar em terra e também em água, tendo uma predisposição para cachorro salva-vidas.

A raça labrador tem uma ótima convivência com humanos, aprendem com facilidade e são disciplinados e por isso, é importante treiná-los e em casas com crianças pequenas e grandes eles se comportam gentilmente, inclusive durante as brincadeiras e esse comportamento carismático e carinhoso também acontece em lares com idosos e pessoas com necessidades especiais, e vai além disso,  os labradores se comportam muito bem com visitas, são amigáveis e gostam de carinho.

O cão da raça labrador com relação a socialização começa desde o momento da chegada no lar,  por se tratar de um cão  que não late muito, se adapta muito bem a ambientes com regras como apartamentos, por exemplo, sabendo que  ele exige um certo espaço útil,  são ótimos companheiros e precisam de um pulso firme na hora do adestramento, e em casas com outros animais de estimação e raças de cães, o labrador se adapta muito bem devido a sua personalidade gentil, amiga e pouco agressiva.

Vamos saber os principais cuidados com essa raça?

Escovação dos pelos – Apesar da pelagem curta, a escovação dos pelos do cão labrador é muito importante, eles costumam ser trocados algumas vezes em um ano, para isso, utilize uma escovinha de pelos todos os dias no cachorro, eliminando os pelos mortos e sujeiras, e você pode praticar a escovação do cachorro desde filhote e assim sendo, ele irá se acostumar com a rotina de higiene.

Banhos – Além das escovações dos pelos, os banhos em cães da raça labrador não devem ser tão frequentes, a escovação já faz o papel de remover a sujeira e também previne a descamação da pele e o banho do pode ser feito a cada dois meses, isso se ele não se sujar com terra no quintal ou na rua, não se esqueça de em todos os banhos ou diariamente, acompanhar o crescimento das unhas do labrador retriever,  elas precisam ser aparadas para manter a higiene do pet e do mesmo modo, as orelhas também precisam passar por uma avaliação contínua, evitando o acúmulo de sujeira e cera que podem causar infecções no ouvido do cachorro e no quesito tosa, a raça não exige essa higienização devido aos pelos curtos do seu cão.

Dentes  – A escovação dos dentes do cachorro labrador é bem importante,  isso evita mau hálito, problemas com tártaro e demais problemas bucais,  é aconselhável que o tutor escove os dentes do cachorro pelo menos 3 vezes por semana, se possível, todos os dias, usando os produtos próprios para realizar essa função em cães.

A raça  labrador é conhecida como exímio  nadador,  possuem  um desenvolvimento corporal anatômico para essa atividade, seus antepassados eram usados como cães trabalhadores e eles ajudavam os pescadores da ilha Terra Nova a recuperarem os peixes que caíam das redes e além de um porte físico excepcional, o labrador possui um faro bastante apurado – apesar disso ser comum em cães,  esse aspecto é tão relevante que a raça é usada como cães que trabalham em operações de resgate, conseguem detectar pessoas embaixo de entulhos e avalanches de neve e sentem odores em longa distância.

Uma outra curiosidade da raça é que o labrador já foi protagonista de filmes, como o tão aclamado “Marley e eu”, estrelado pela belíssima Jennifer Aniston e  esse é um filme para assistir com um lencinho na mão, sendo sua história tão linda para também os amantes de cães, a raça possui uma história de força, agilidade e responsabilidade, acredita-se que o nome vem da palavra “trabalhador” em espanhol,  outro ponto importante na história da raça é que eles eram bastante usados em pântanos para caçar.

E lembre-se de cuidar bem do eu melhor amigo!

Pet Sergipe, uma rede para quem ama os pet’s!

Denuncie maus tratos aos animais através do nosso portal.

Anuncie sua empresa no nosso site, nossos contatos no portal ou pelo WhatsApp 79.9.9601-0206 / 9.9901-0206.

Spread the love