Spread the love

Criança alimentando um cavalo

Criança alimentando um cavalo. Foto Pixabay

Os cavalos são animais mamíferos, por isso possuem seu corpo coberto de pelos. Os pelos desses animais variam muito, sendo possível observar diferentes tonalidade entre os indivíduos, variando entre marrom-claro, marrom-escuro, preto, branco e com manchas.

O cavalo pertence à família Equidae e ao gênero Equus assim como o asno e a zebra. São animais quadrúpedes, ou seja, são animais que utilizam quatro membros para sua locomoção.

A gestação da égua dura em média 11 meses. Após nascerem, os potros (como são chamados os filhotes do cavalo) são alimentados pela mãe, estendendo o aleitamento até os sete meses de vida. Sua expectativa de vida é de, aproximadamente, 25 anos.

 

A Origem

Existem várias raças de cavalo por todo o mundo, sendo possível encontrar no Brasil cerca de uma dezena delas. Não se sabe ao certo quando ocorreu a domesticação dos cavalos, entretanto, alguns autores acreditam que o processo pode ter ocorrido na Ásia Central, por volta do ano 3000 a.C.

No Brasil, os primeiros registros de cavalos datam dos anos de 1500 (alguns autores relatam 1934, na Vila de São Vicente, outros dizem ter sido em 1549, vindos da ilha de Cabo Verde.

Aos poucos, eles foram se espalhando e acabaram se instalando por todo o país, sendo que, atualmente, existem muitas raças brasileiras de cavalos reconhecidas no âmbito internacional, como: mangalarga, mangalarga-marchador, quarto-de-milha, brasileiro de hipismo, campolina, crioula, campeiro; e outros como pantaneira, puro-sangue-inglês e puro-sangue-lusitano.

A altura desses animais varia muito de acordo com a raça que está sendo analisada. No entanto, em sua maioria, apresentam um tamanho que fica em torno de 1,40 m e 1,70 m (altura medida das patas dianteiras até o fim do pescoço).

Também são muito pesados. Para se ter uma ideia um indivíduo de 1,50 m chega a, aproximadamente, 400 quilos. Mas algumas raças podem apresentar valores impressionantes, podendo pesar até uma tonelada.

 

Alimentação dos cavalos

O cavalo é um animal herbívoro, ou seja, se alimenta de vegetais. E, diferente do que muitos pensam, os cavalos não são animais ruminantes. Isso quer dizer que não possuem estômago com vários compartimentos. Apresentam apenas um estômago simples e a digestão das fibras ocorre no intestino grosso desses animais.

É interessante citar que são animais que passam longos períodos de tempo se alimentando, podendo ficar pastando (período que ficam comento) entre 12 e 18 horas.

 

Importância do cavalo na história do homem

Além de ser um animal encantador, o cavalo, sem dúvidas, foi e continua sendo um animal extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano.

Sabemos que esse animal já foi muito usado no passado, e até mesmo nos dias atuais, para transporte do ser humano, além do transporte de cargas e no trabalho com o gado. Hoje também é muito usado em esportes, como hipismo, salto e polo, adestramento, vaquejada e rodeio.

Outro papel importantíssimo que o cavalo exerce na vida do homem é a produção de soros, como o soro antiofídico. Esses animais participam do processo, pois, na produção dos soros, é colocado nesses animais um antígeno que os levará a produzir os anticorpos. Em seguida são colocados em quarentena e, posteriormente, parte do seu sangue é retirada. Separa-se o plasma das hemácias, e então o plasma é processado e utilizado na produção do soro.

 

Reprodução dos cavalos

Égua e seu Potro no pasto se alimentando

Égua e seu Potro no pasto se alimentando. Foto: Pixabay

Sabemos que a égua é a fêmea do cavalo e que esses reproduzem entre si gerando um potro, que é um cavalo bebê. Entretanto, diferentemente do que é esperado para espécies diferentes, eles são capazes de reproduzir-se com os jumentos. Nesse caso, o cruzamento gera descendentes estéreis, que são o burro, a mula e o bardoto.

Diferença entre burro, mula e bardoto

Burro: é o animal que nasce a partir do cruzamento do jumento com a égua. O burro é macho.

Mula: é o animal que nasce a partir do cruzamento do jumento com a égua. A mula é fêmea.

Bardoto: é o animal que nasce a partir do cruzamento entre o cavalo e a jumenta.

Uma curiosidade interessante é que a égua prenha de um jumento tem um tempo de gestação maior do que a égua prenha do cavalo. Quando a égua está prenha do jumento, seu tempo de gestação varia entre 360 e 375 dias, ou seja, cerca de 1 mês a mais.

 

Gostaram? O que mais vocês gostariam de saber sobre cavalos?

Spread the love