Spread the love

Os gatos – Sinais, tratamento e prevenção contra a Leishmaniose.

Trata-se de uma  doença causada pelo protozoário do gênero Leishmania spp. Este parasita é transmitido através da picada dos mosquitos dos gêneros Lutzomyia e Phlebotomus, também conhecidos como “mosquitos-palha” ou flebotomíneos respectivamente. Embora afete principalmente humanos e cães, os gatos também podem contrair a doença.

No caso dos gato, a leishmaniose geralmente se manifesta de forma subclínica, levando à dificuldade no diagnóstico da doença nesta espécie.

A seguir, o portal Pet Sergipe irá fornecer  informações detalhadas sobre a manifestação da leishmaniose em gatos e seu manejo clínico.

Características gerais – A leishmaniose é uma doença endêmica presente em vários países da América Latina, Mediterrâneo Europeu, Oriente Médio e Ásia. Devido à sua ampla distribuição geográfica e ao seu complexo ciclo de transmissão, é considerada uma das doenças vetoriais de maior impacto na saúde pública no mundo e foram identificadas mais de 30 espécies de Leishmania spp., das quais pelo menos 20 são patogênicas para mamíferos.

Organização Pan-Americana da Saúde estima que a leishmaniose é endêmica em 98 países e territórios e que mais de 350 milhões de pessoas estão sob risco de serem infectados pelo parasita.

Em relação aos animais domésticos, L. infantum é a espécie de maior prevalência nesse grupo.

Essa espécie acomete principalmente cães, causando a Leishmaniose Visceral Canina, uma das doenças zoonóticas mais importantes da América Latina.

A presença da leishmania em animais domésticos não afeta apenas a saúde e bem-estar desses animais, mas também pode aumentar o risco de transmissão da doença para os humanos e principalmente crianças.

Os felinos  podem ser infectados pelas mesmas espécies de leishmania encontradas nos cães, no entanto, é importante mencionar que a taxa de infecção em felinos é menor e existem menos casos relatados, muito embora ainda não existam estudos específicos sobre a via de transmissão da Leishmania spp.

Em felinos, sabe-se que a principal forma de contágio é através da picada de flebotomíneos infectados. e horizontal em gatos, como demonstrado em cães, humanos e camundongos.

Sinais e sintomas – Embora seja assintomática, aqueles que apresentam sinais clínicos geralmente têm algum tipo de comprometimento imunológico, geralmente uma infecção concomitante com agentes retrovirais (FIV e/ou FeLV), estão sob tratamentos imunossupressores ou apresentam doenças crônicas e degenerativas, nos felinos sintomáticos, é comum observar a apresentação cutânea da leishmaniose, caracterizada pela presença de lesões dérmicas e mucocutâneas. Entre elas se destacam:

  • Úlceras
  • Nódulos
  • Alopecia
  • Dermatite esfoliativa

Tanto os nódulos quanto as úlceras podem ocorrer de forma localizada ou generalizada, distribuindo-se ao redor da cabeça, especialmente na região do nariz, boca e pálpebras, assim como na região distal dos membros. Devemos considerar que as úlceras podem se agravar devido a infecções bacterianas secundárias.

Por outro lado, a dermatite esfoliativa, ao contrário do que ocorre em cães, é menos comum em felinos  e também podem ocorrer sintomas inespecíficos, como perda de peso, falta de apetite, desidratação, letargia e linfadenomegalia generalizada.

Foram mencionadas as seguintes alterações hematológicas

  • Anemia normocítica normocrômica regenerativa
  • Pancitopenia
  • Hiperproteinemia por hipergamaglobulinemia
  • Aumento das enzimas hepáticas

Diagnóstico – diagnóstico da leishmaniose em gatos pode ser desafiador. Isso ocorre porque a maioria dos felinos infectados é assintomática ou apresenta infecções concomitantes com sintomas inespecíficos, o que pode dificultar o diagnóstico da leishmaniose.

Para chegarmos ao diagnóstico da doença em gatos são utilizados testes imunológicos, parasitológicos ou moleculares.

Pet´s Sergipe, uma rede para quem ama os pet’s!

Denuncie maus tratos aos animais através do nosso portal, instagram, facebook e twitter e telefone 79.9.9901-0206

Spread the love