Spread the love

Periquito Arco-iris

Periquito Arco-iris. Foto: Pexel/Pixabay

Assim como tem gente que não abre mão de ter um cãozinho correndo pelos quatro cantos da casa e outros que querem um gatinho sempre no colo, existem aqueles que amam criar pássaros.

Porém, assim como os mamíferos, as aves também requerem alguns cuidados especiais e exigem uma boa dose de dedicação e responsabilidade. E é sobre alguns desses cuidados necessários que vamos falar aqui.

Antes de mais nada, procure adquirir o seu bichinho de forma segura e legal; certifique-se de o passarinho está na lista de aves domésticas aptas para viver em gaiolas ou no ambiente caseiro, e exija uma licença de criador amador de pássaros.

Se for um caso aves silvestres, a exemplo de papagaios e araras, é fundamental ter certeza de que a loja fornecedora ou o criadouro possui licença para comercializá-las. Fique atento, pois o comércio ilegal dessas aves é crime.

Vamos comentar 4 itens que você precisa se atentar e providenciar para ter uma experiência com o seu pássaro em casa:

A gaiola ideal

O primeiro ponto a ser considerado é o espaço que você tem disponível para colocar a futura gaiola com o seu novo amiguinho. Os pássaros devem ficar sempre protegidos do frio, sendo assim, o interior da casa é o local mais indicado para abrigar uma gaiola.

Entretanto, não esqueça que eles precisam tomar banho de sol com frequência e moderação. O local também não deve ser muito isolado, pois a ave pode ficar agitada sozinha, e até mesmo deprimida.

Como existem várias espécies de pássaros domésticos, é importante conhecer o seu e comprar uma gaiola adequada a ele. Pesquisar modelos, materiais e malhas mais indicadas para a espécie em questão.

De um modo geral, quanto maior for a gaiola, melhor para a ave. Porém, se o pássaro é muito pequeno, você precisa atentar-se ao espaçamento das grades para que não seja muito largo, facilitando a fuga do seu amiguinho.

Prefira gaiolas de fundo removível para facilitar a limpeza. Se possível, investia em um ninho, mesmo para pássaros adultos, pois ele auxilia no repouso do pássaro. Saiba que alguns tipos de aves domésticas gostam de gaiolas altas para escalar, enquanto outras só precisam de espaço para voar.

Alimentação adequada

A melhor alimentação para aves são as rações próprias para elas. Pesquise, de preferência com o auxílio de um veterinário, uma ração desenvolvida especialmente para a espécie do seu amiguinho de penas.

Procure evitar o uso de mix de sementes como base da dieta, pois, além de gorduroso, ele é pobre em nutrientes. Se você almeja adestrar a sua ave, você pode utilizar petiscos especiais, como barrinhas de cereais.

Higiene da gaiola

É muito importante investir em comedouros e bebedouros para garantir que a água e a ração fiquem separados dos dejetos na gaiola. Fique atento para um comedouro adequado ao tamanho do seu animalzinho, e cuidado para que o bebedouro fique fechado a fim de evitar a contaminação da água.

Esse cuidado com a higiene também reflete na saúde da ave. Embora nem todo mundo saiba, as aves também tomam banho! Isso torna interessante adquirir uma banheira própria, que deverá estar disponível com água pelo menos três vezes por semana.

É importante escolher com atenção os materiais de limpeza mais adequados para limpar a gaiola (o que deve ser feito semanalmente, uma ou duas vezes. A higienização dos acessórios e dos brinquedos também deve ser feita diariamente para evitar a proliferação de fungos e bactérias, e futuro adoecimento da ave.

Brinquedos para aves

Assim como escolher a gaiola ideal, os criadores de pássaros precisam garantir que os animais tenham os instintos estimulados. Para isso, é interessante investir em acessórios e brinquedos próprios para aves.

Os balanços e os poleiros são sempre os mais procurados e queridos pela maior parte dos passarinhos. Eles são bem divertidos e podem vir acompanhados de cordinhas ou outras distrações para o seu amiguinho.

Algumas espécies gostam de escalar, a exemplo dos psitacídeos, e para elas é interessante colocar escadas, tanto para distrair, quanto para estimular a atividade física. Outra ideia legal é colocar parquinhos dentro das gaiolas grandes, ou ainda fora, pois assim você pode interagir com o pet.

Quando for escolher os brinquedos para a sua ave, opte pelos que são feitos com materiais naturais a fim de se assemelhar ao habitat do passarinho. Além disso, fique atento ao tamanho do acessório para que seja adequado para seu pet, evitando que ele se machuque, e também para que sobre espaço suficiente na gaiola para o seu bichinho.

Ressaltamos que, ao adquirir um novo pet, é fundamental levá-lo o quanto antes a um veterinário para verificar a saúde e receber orientações. No caso dos pássaros, o ideal é que eles passem por uma consulta com profissional especializado. Só ele poderá determinar qualquer necessidade especial, inclusive na dieta da sua ave, além de dar outras recomendações para a saúde do seu novo amiguinho de estimação.

 

Ibama devolve à natureza 248 pássaros vítimas do tráfico

Para mais informações sobre o assunto, você pode conversar com a Linha Verde do IBAMA através do 0800-618080.

 

Spread the love