Spread the love

O betta é uma das primeiras opções

O peixinho betta chama muita atenção pelas suas escamas coloridas e barbatanas vastas. Também conhecido por Betta Splendens ou Peixe de Briga Siamês, está animais de estimação mais populares por ser barato, resistente e fácil de cuidar.

Comumente, na hora de escolher um animal aquático o betta é sempre a primeira opção, principalmente quando se trata do público infantil, pois as crianças ficam fascinadas com a beleza do animalzinho.

Curiosidade

No entanto, o betta selvagem encontrado na natureza em nada lembra o peixe colorido e com caudas enormes e eriçadas que conhecemos. Essa espécie de peixe é resultante de uma mutação genética causada pelo homem, e possui esse nome devido ao fato dessa espécie ter sido descoberta em uma região da Tailândia que ficava próxima a uma tribo chamada Ikan Bettah.

Cuidados ao comprar um betta

Apesar de exigir menos atenção e cuidados do que um animal de porte maior, como um cão ou um gato, o peixinho não pode ter seus cuidados negligenciados. Deve-se evitar a convivência de vários bettas em um mesmo aquário, pois ele é bastante agressivo com seus companheiros de espécie, principalmente machos – daí o seu apelido “peixe de briga”.

Na hora de comprar o peixe, verifique as condições de saúde dele analisando a sua aparência: veja se o animal possui cor viva, se as barbatanas não têm machucados e se ele responde a sua interação.

Por não precisar de equipamentos como filtro, por exemplo, o custo do betta e de sua manutenção é baixo. É peixe extremamente resistente e pode viver até 10 anos, desde que seu dono tenha os cuidados adequados com sua alimentação e manutenção da água do aquário ou beteira – como é chamado o aquário próprio para esta espécie.

Cuidados com o aquário

O aquário pode ficar em qualquer lugar da casa, basta não ficar exposto diretamente ao sol, ao frio excessivo, fumaça, a cheiros muito fortes e qualquer outra condição não agradável para um ser vivo. Na hora de encher o recipiente, é importante utilizar água (sem cloro ou sal) numa temperatura ambiente (22ºC a 30ºC), deixando espaço para a água que já está no saquinho do betta, e pingar algumas gotas do condicionador de água de torneira de sua preferência. Aguarde 15 ou 20 minutos, solte o peixe com sua água no aquário.

É interessante colocar o saquinho com o peixe dentro da água antes, sem deixar que o peixe se solte, para ele se adaptar. Apenas deixe entrar um pouco da nova água no saquinho. Evite o uso de água mineral, que pode ter um pH muito alcalino ou ácido (o pH ideal para seu peixe betta é por volta de 6,8 a 7,4). E evite, também, deixar o aquário aberto, pois os bettas tem costume de saltar para fora.

Alimentação do betta

Geralmente, o betta não se alimenta logo no primeiro dia por estar estressado com a mudança de habitat. Deixe para o dia seguinte. Eles são muito resistente e conseguem passar alguns dias sem comer. Em alguns casos, mesmo no segundo dia, o peixe não come. Isso pode não ser sinal de problema, mas deve-se ficar atento a sinais de pintas brancas, manchas ou aspecto empoeirado do animal. Nessas situações procure um veterinário.

Nos mesmos locais de venda ou em pet shops é possível encontrar comidas específicas para bettas em forma de flocos, granulados ou bolinhas. Ofereça duas ou três vezes ao dia, no máximo, evitando superalimentar o seu betta. Ele precisa de duas a quatro pequenas pitadas (bolinhas) de alimento para se sentir saciado.

É indispensável o cuidado para não colocar comida em excesso, pois além de evitar que ocorra o desperdício de alimento, você evita que a água fique suja, pois como normalmente as beteiras não apresentam filtro, a comida irá apodrecer, prejudicando a qualidade da água, e podendo ocasionar doenças ao seu peixe. Procure retirar o mais breve possível o alimento que ele rejeitou comer.

Alguns bettas estão acostumados a se alimentar de alimento granulado, comum no mercado dos criadores por serem mais baratos. Por isso, pode ser que seu peixe leve algum tempo para se acostumar com o gosto da nova ração, e então passe a pegar o alimento e cuspi-lo repetidamente. Não se preocupe. Continue insistindo por mais uma semana ou pouco mais até ele se acostumar.

Limpeza do aquário

A limpeza geral do aquário deve ser feita a cada 10 ou 12 dias. Primeiramente, retire o betta com uma redinha apropriada e coloque em outro recipiente com metade da água suja. Jogue fora o restante da água e limpe o aquário apenas com água, sem utilizar sabão, assim como todos os acessórios que porventura haja.

Encha a beteira até a metade com água fresca, pingue algumas gotas do condicionador de água de torneira, e certifique-se de que a temperatura da nova não esteja muito diferente da água da antiga. Por fim, devolva o peixe junto com o líquido velho.

Evite trocar toda a água do aquário para não causar choque de pH e temperatura. E se acontecer de aparecerem bolhas na superfície da água de seu aquário, provavelmente seu peixe fez um “ninho de bolhas” e isso é um ótimo sinal de saúde e vigor físico. Assim, não precisa se preocupar ou lavar o aquário todo, apenas faça a troca de água parcial regular.

Se ocorrer de crianças pequenas ou pessoas mal orientadas despejarem quantidades exageradas de alimento no aquário e, por consequência, a água apodrecer, o procedimento é o mesmo lave tudo somente com água, sem nenhum produto, encha o aquário novamente, coloque algumas gotas do condicionador de água. A única diferença é que, dessa vez, a água antiga não é aproveitada. Deve-se trocar toda a água do aquário.

Exercite os peixes

Para exercitar o seu betta, utilize um espelho para que seu peixe pense que está olhando para um rival, mas apenas por 10 a 30 min diários. Ele ficará eriçado, projetando-se contra o vidro na tentativa de conseguir atingir o “outro betta”, mostrando todo o seu esplendor. Isso não causa maiores problemas, porém, mais tempo do que isso pode ocasionar estresse em seu peixe.

As fêmeas de betta são muito menos agressivas, no entanto, quando são colocadas em um pequeno aquário com outras, e a peixe beta fêmea de maior tamanho assume a liderança e domina as demais.

Aquários trazem tranquilidade ao ambiente

Vale ressaltar que um aquário em casa ou no escritório, com peixes em geral, também auxiliam as pessoas a trabalharem a sua paciência e ajudam a combater o estresse. Um ambiente que tem a presença de peixes ornamentais, como o betta, consegue transmitir um aspecto de calma e tranquilidade ao ambiente.

CONTEÚDOS MAIS RECENTES


Spread the love