Spread the love

Saude dermatologica

O cuidado com seu animalzinho levando-o ao dermatologista veterinário melhora a qualidade de vida dele

Assim como os humanos, os animais podem contrair doenças que afetam diferentes locais do corpo, sendo a pele um dos principais órgãos acometidos por enfermidades. Para tratar dessas doenças existem veterinários dermatológicos que através de procedimentos, como raspagem de pele, citologia e testes de alergia, diagnosticam e tratam os pets.

Embora não falem, os animais se comunicam através de outros sinais e é necessário estar atento às mudanças no corpo do bichinho. Alguns indícios indicam claramente que o pet precisa ir ao veterinário dermatologista, como lesões na pele, secreções ou vermelhidão. Em outros casos é o comportamento do animal que denuncia que algo está errado, por isso é essencial estar atento à coceira excessiva e desconforto.

A troca de pelagem dos animais é um processo natural, mas quando acontece de forma mais recorrente também pode ser sintoma de doenças dermatológicas. A mais comum delas é a Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas, causada pela mordida do carrapato. “Além da queda dos pelos, outros sintomas comumente observados são coceira, vermelhidão e lesões na pele”, informa a Dra. Marília Aragão, médica veterinária responsável pela especialidade de dermatologia do Hospital Veterinário Vicente Borelli da Faculdade Pio Décimo.

Há problemas de pele que não tem cura, como alergias. Para impedir que a doença cause maiores danos ao animal, é fundamental que ele tenha acompanhamento com um profissional que analisará o tipo de alergia e proporcionará que o pet evite o contato com a causa da doença.

Além da ida ao veterinário, o tutor pode ainda adotar cuidados em casa para impedir que os bichos contraiam doenças dermatológicas. “Prevenir picada de pulgas e carrapatos, usar produtos de boa procedência no banho, secar com secador frio a morno após o banho, limpar as orelhas com produtos específicos, não tentar limpar dentro do conduto com algodão ou hastes flexíveis e fornecer alimentação de qualidade”, afirma Dra. Marília.

Fonte: CCOM Faculdade Pio Décimo

Spread the love