Spread the love

Otite em animais - Foto Alberto Cezar

Otite em animais – Foto Alberto Cezar

 

Todo tutor de pet desenvolve uma forma de comunicação com seu animal, o que nos faz constatar que embora não usem a fala para transmitir mensagens, os bichinhos estão constantemente nos dando sinais. Dessa maneira, é preciso estar atento à forma como eles se portam e estar alerta para identificar comportamentos atípicos que podem significar alguma dor, incômodo ou enfermidade.

Entre as doenças mais comuns que são capazes de acometer os pets está a otite. O problema, que é mais recorrente em cães e gatos, é um processo inflamatório agudo ou crônico na audição do pet causado geralmente por infeções em decorrência de fungos, bactérias, ácaros ou alergias.

Entre os principais sintomas que o cão ou gato pode ter estão a vermelhidão na parte interna da orelha, inchaço, dor no contato e secreções nos ouvidos. Por diversas vezes, o animal também dá indícios de desconforto que pode se manifestar através do balanço frequente da cabeça e da coceira na região da orelha.

É de extrema importância que o tutor esteja atento a esses sinais. Embora possa ser uma doença comum, a otite pode deixar sérias sequelas se não for tratada de maneira correta. Essas sequelas vão desde a perda da audição ao comprometimento no sistema neurológico do animal. Por isso, é essencial que, assim que algo atípico esteja acontecendo na região do ouvido, o cão ou gato seja prontamente encaminhado ao veterinário.

Para tratar da otite do seu pet de forma mais eficiente e segura, o Hospital Veterinário Dr. Vicente Borelli, da Faculdade Pio Décimo, conta com uma equipe de médicos veterinários qualificada e preparada para receber seu animalzinho a qualquer hora do dia ou da noite com nosso atendimento 24 horas. Cuide do seu pet com quem é referência na saúde animal em todo o Nordeste. 

Fonte: CCOM – GRUPO PIO DÉCIMO
Fotografia: Alberto Cézar

Veja também: Uveíte felina: doença que afeta os olhos do gato


Spread the love