Spread the love

Alguns exercícios e mudanças no ambiente podem ajudar a manter os ossos do cachorro sempre fortes e saudáveis. Dessa maneira, é possível proteger a saúde do pet e oferecer a ele mais qualidade de vida.

Nesta matéria, a equipe do Portal Pet Sergipe apresenta uma série de dicas para você.

Manter  os ossos do cachorro sempre fortes é importante levar em consideração alguns critérios relacionados ao ambiente, alimentação, hábitos e até mesmo brincadeiras, vejam os 12 pontos importantes:

  • Alimentação balanceada e adequada.
  • Hidratação sempre em dia.
  • Passeios ao ar livre.
  • Brincadeiras desafiadoras e que exercitem o pet.
  • Cuidados com quedas.
  • Evitar impactos, como em subida ou descida de móveis altos.
  • Manter o peso saudável.
  • Permitir que o pet descanse adequadamente.
  • Contato com a luz solar.
  • Enriquecimento ambiental.
  • Uso de brinquedos estimulantes.
  • Cuidado com a sobrecarga de atividades.
  • Fique atento às necessidades específicas da raça do seu cachorro.
  • Visitas regulares ao veterinário.

Basicamente, esses são os fatores que devem ser levados em conta para manter os ossos do cachorro sempre fortes. Agora, você poderá ler a descrição completa de cada um deles. Veja a seguir:

Zeus o Mascote do Pet Sergipe

Zeus é o dog que mudou nossas vidas.

1. Alimentação balanceada e adequada   – Comprar uma ração de qualidade e que seja recomendada à raça e à idade do seu cachorro é fundamental, lembre-se de ler mais informações do fabricante sobre a quantidade diária de ração que deve ser oferecida, para não exagerar, mas também para não faltar, assim, será possível oferecer uma alimentação que contribua para o fortalecimento dos ossos e vale conversar com o veterinário para encontrar a marca de alimento para cachorro que possa ser mais interessante para o seu amigo de quatro patas.

2. Hidratação sempre em dia – O cão precisa estar sempre em dia para que diversas funções do organismo do cão trabalhem adequadamente, você deve deixar água fresca sempre disponível para o pet, além de posicionar os potes de água em locais visíveis, que instiguem o cão a beber.

 3. Passeios ao ar livre – Outra forma interessante de manter os ossos do cachorro sempre fortes porque o cachorro estará se exercitando e praticando atividades que estimulem a circulação sanguínea, levando mais nutrientes e oxigênio para todas as partes do corpo, inclusive aos ossos.

4.Evitar impactos, como em subida ou descida de móveis altos – Além de evitar quedas de alturas, fique atento aos pequenos impactos do cotidiano, pois, muitas vezes, agimos de forma automática dentro de casa e nem nos damos conta de que o nosso cachorro é pequenininho – ou ao menos bem menor do que nós, pare e observe quando o seu cachorro sobe e desce da cama: ele precisa fazer muito esforço para isso? Quando ele desce, será que há muito impacto no chão? Esse tipo de detalhe deve ser analisado, pois pode ser que seja necessário investir na escada para cachorro, a fim de que esse problema seja sanado e o pequeno de quatro patas não sofra de impactos nos ossinhos.

5. Manter o peso saudável – O peso corporal tem um impacto relevante sobre a saúde dos ossos dos cães, se você quer realmente manter os ossos do cachorro sempre fortes, considere avaliar e pesar o pet com frequência, saiba qual é o peso ideal para o porte do seu cachorro (o veterinário pode ajudar com isso) e tente sempre mantê-lo dessa forma, procure evitar petiscos e alimentos calóricos em excesso, que podem fazer com que o cão engorde, o excesso de peso poderá sobrecarregar as articulações e os ossos de modo geral.

6. Permitir que o pet descanse adequadamente –  Permitir que ele mantenha uma vida ativa, é importante lembrar que ele também precisa de descanso para manter a saúde em dia – inclusive no que diz respeito à saúde óssea, a sobrecarga de atividades pode acabar prejudicando o pequeno de quatro patas, uma boa noite de sono ajuda a restaurar todo o organismo do cão, fortalecendo os mais diversos sistemas – como o esquelético.

Sendo assim, lembre-se de preparar um cantinho de soneca para o seu amigo, deixando-o confortável e livre de ruídos para que o cachorro possa dormir bem, todos os dias. Isso faz toda a diferença não só na saúde dos ossos, como na saúde do corpo, como um todo.

7. Contato com a luz solar – A luz do sol também é importante para a saúde do cachorro, de maneira geral, se você quer realmente manter os ossos do cachorro sempre fortes, considere levá-lo para passeios com uma certa frequência, de preferência diária, ou permita-o brincar no externo, ou seja, no quintal de casa, para que essa exposição à luz ocorra e  fique de olho nos melhores horários para que isso aconteça, ok? Pois se você expor o cão em momentos muito quentes, pode ser que ele fique desidratado ou sofra algum impacto por conta dos raios solares muito fortes.

8. Enriquecimento ambiental –  Especialmente em casos nos quais o cachorro precisa permanecer muito tempo dentro de casa, é imprescindível para a saúde física e mental dele, porque ele precisa de estímulos ambientais para mover o corpo, brincar, exercitar-se mesmo dentro de casa, ele terá chances de fortalecer mais os ossinhos, mantendo-os sempre saudáveis, é importante avaliar de que forma é possível deixar o espaço interno mais atrativo para as brincadeiras e exercícios diários, e se houver necessidade, questione o veterinário para ter mais ideias de como fazer isso em casa.

 9. Uso de brinquedos estimulantes – Fazem o cachorro correr, pular e rolar, também ajudam a manter os ossos sempre fortes, uma simples bolinha pode fazer com que o pet corra ao ar livre, fortalecendo o corpo e espantando qualquer chance de sedentarismo, contribui para a saúde dele como um todo, além de abrir caminhos para a diversão com o tutor.

10. Cuidado com a sobrecarga de atividades – Isto é, não adianta querer correr quilômetros e quilômetros com o pet, em um único dia, para compensar os outros que ele fica parado em casa,  pode pode prejudicar a saúde do cão, fazendo, inclusive, com que ele tenha problemas musculares e nos ossos, impactando o bem-estar e a qualidade de vida profundamente, como nós não vamos à academia e colocamos o maior peso possível nos aparelhos, no primeiro dia, não devemos fazer esse tipo de coisa com o cachorro, concorda?

11. Fique atento às necessidades específicas da raça do seu cachorro – Nesses casos, o ideal é pesquisar mais detalhes sobre a raça e conversar com o veterinário para saber de que forma é possível criar uma rotina mais saudável para o cão, até porque, existem pets que podem ser mais sensíveis, em se tratando da saúde óssea, enquanto outros podem não ter tantas necessidades específicas, ao invés de “tentar adivinhar” o que é melhor para o pet, pesquise sobre a raça, converse com quem entende e busque oferecer uma rotina que seja alinhada ao biotipo do cão, assim como nós, humanos, temos necessidades individuais e singulares, os cães e os gatos também precisam desse tipo de atenção. Pense nisso na hora de manter os ossos do cachorro sempre fortes!

12. Visitas regulares ao veterinário – Nunca se esqueça da importância de visitá-lo com frequência, ok? O profissional poderá fazer exames e detectar qualquer desequilíbrio de forma precoce, fomentando tratamentos que sejam mais efetivos e se faz muito tempo que você não leva o seu pet ao veterinário, considere a possibilidade de agendar uma nova consulta de rotina hoje mesmo.

Acredite, isso poderá fazer toda a diferença na saúde dele. Tanto no curto quanto no longo prazo. Além disso, caso tenha mais alguma dúvida de como manter os ossos do cachorro sempre fortes, converse com um profissional qualificado, combinado?

Faça sugestão de matérias que querem ver no nosso site, através das redes sociais.

Pet Sergipe, um site para quem ama os pets´s. Contato comercial 79.9.9901-0206


Spread the love